boticas1_1.jpg
boticas1_2.jpg
boticas1_3.jpg
boticas1_4.jpg
boticas2.jpg
previous arrow
next arrow

Projeto “Ativar – Comunidades locais e as origens da paisagem agrícola do Barroso”

O projeto Ativar – Comunidades locais e as origens da paisagem agrícola do Barroso é liderado pela empresa Era Arqueologia, em consórcio com os municípios de Boticas e Montalegre, com financiamento da Fundação La Caixa. A equipa de Arqueólogos pretende fazer um levantamento não-invasivo dos castros do Barroso, sem o recurso a escavações, inicialmente. O projeto contempla reconstruções virtuais animadas e tem como objetivo dar a conhecer a história e origens do Património Agrícola Mundial, que abrange Boticas e Montalegre. O objetivo é fazer um mapeamento dos castros, sendo esta uma das zonas mais castrejas de Portugal.

No terreno será utilizado o recurso tecnologia Lidar que permite um varrimento aéreo e um mapeamento não invasivo. Recorrer-se-á a um georradar que permitirá “ver o que está enterrado”. Deste projeto é de realçar a importância da envolvência das associações locais, escolas, toda a comunidade, nomeadamente os mais velhos com a partilha das suas memórias e histórias que vão passando de geração em geração.

Neste âmbito, em articulação com a Professora de História, Cátia Borges, no passado dia 8 de Maio estiveram presentes, no Agrupamento de Escolas Gomes Monteiro, os Arqueólogos João Fonte e José Carvalho. Realizaram-se assim, duas Ações de Educação Patrimonial, que consistiram na disseminação junto da comunidade escolar, nomeadamente com as turmas do 9º A e 9º B, nas aulas de História e Cidadania e permitiram aos alunos a apresentação do projeto em sala de aula.

Posteriormente, no dia 15 de Maio, prosseguimos a atividade com uma visita de estudo, em campo ao Castro de Carvalhelhos. Na iniciativa, estiveram presentes a equipa de arqueólogos do projeto. Os alunos seguiram as indicações e o guião que lhes foi entregue, permitindo-lhes ter uma visão mais precisa e detalhada do local. Foi uma experiência enriquecedora e marcante quer para os alunos, quer para os docentes que acompanharam.

Foto

 

Giae

Contatos

Agrupamento de Escolas Gomes Monteiro
Avenida do Eiró, nº 15
5460-320 Boticas

 

mail agrupgmbce@gmail.com
mail 276 415 245
mail 276 415 439
||| Basta retirar as letras Caps